Manutenção de Extintores
A Manutenção de Extintores é o serviço efetuado com a finalidade de manter as condições originais de operação dos extintores, após sua utilização ou quando requerido por uma inspeção.
Os extintores de incêndio tem uma longevidade que está ligada diretamente a sua manutenção, e a sua correta utilização. O item segurança é essencial, e a vistoria periódica é a melhor maneira de otimizar o uso do aparelho, além de ser fundamental para a segurança do operador. Como todo cilindro submetido à pressão, os extintores estão sujeitos a uma ruptura da carcaça, o que torna sua vistoria e manutenção necessárias. Recomenda-se maior freqüência de inspeção aos extintores que estejam sujeitos a intempéries e/ou condições especialmente agressivas.
Níveis de Serviço - Manutenção
De acordo com o regulamento das portarias nº 205 – 412 - 206 - 300 do INMETRO, os serviços “obrigatórios” de manutenção dos extintores são:
Nível II – Recarga - NORMA ABNT NBR. 12962
Consiste em substituir o agente extintor, manutenção dos componentes, substituição do selo INMETRO, anel de identificação, lacre, quadro de instrução e termo de garantia a cada 12 meses.
Este tipo de manutenção requer que a execução de serviços seja realizada por profissionais habilitados, com local e equipamentos apropriados.
- Ensaio pneumático dos indicadores de pressão (indicação correta e vazamento);
- Ensaio pneumático de vazamento da válvula de descarga;
- Regulagem da válvula de alivio, quando de pressurização indireta
Nível III – Teste Hidrostático - NORMA ABNT NBR. 13485
Os extintores devem ser vistoriados a cada 05 anos, a partir de sua data de fabricação, ou da última vistoria, ou ainda quando apresentarem corrosão no recipiente. Sujeito a pressão permanente ou momentânea, utilizando-se normalmente de água como fluído, que tem como principal objetivo avaliar a resistência dos componentes, a pressão dos componentes superiores e a pressão normal de carregamento ou pressão de trabalho do extintor.
- Ensaio pneumático dos indicadores de pressão (indicação correta e vazamento)
- Ensaio pneumático de vazamento da válvula de descarga
- Regulagem da válvula de alívio, quando de pressurização indireta
- Ensaio hidrostático da válvula de descarga
- Ensaio hidrostático do recipiente ou cilindro
Decapagem, Fosforização e Pintura
- Remoção da tinta, conforme norma NBR 13485
- Pintura
- Secagem da pintura